O que é eficiência energética em edificações?

A eficiência energética em edificações tem como finalidade a economia no uso da energia sem comprometimento do conforto luminístico, acústico e ergonômico, de modo a atingir melhoria na qualidade do ambiente e do processo produtivo. Reduz-se o dispêndio de energia no dia-a-dia, mas se constituindo como uma construção de igual, ou melhor, qualidade. O uso eficiente da energia elétrica não somente proporciona redução nas despesas, como também nos impactos ambientais.

Quais os tipos de edifícios etiquetáveis ?

O processo de etiquetagem de edificações no Brasil é destinado para edifícios: comerciais, de serviços e públicos e residenciais.

A etiqueta é concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício. Um projeto pode ser avaliado pelo método prescritivo ou pelo método da simulação, enquanto o edifício construído deve ser avaliado através de inspeção in loco.

Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Dessa forma, a etiqueta pode ser concedida de forma parcial, desde que sempre contemple a avaliação da envoltória. Nos edifícios residenciais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água, além dos sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas etc.

As etiquetas devem ser emitidas por um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) pelo Inmetro, para Eficiência Energética em Edificações — OIA-EEE.

 

↑ Voltar para o topo