LADE-OI

Histórico

Seu surgimento se deu a partir do LADE, laboratório de ensino, pesquisa e extensão que foi fundado em 2003 após um convênio com a Eletrobras.

As Centrais Elétricas Brasileiras S.A. — ELETROBRAS e a Secretaria Executiva do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica — PROCEL, concederam ao LADE o título de Membro Fundador da Rede de Eficiência Energética em Edificações — R3E, no âmbito do Procel EDIFICA, no dia 10 de outubro de 2007.

Com o lançamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem — PBE em 2009, foi possibilitado aos membros da R3E a participação em outro convênio com a Eletrobras, sendo criado assim, dentro do LADE, o LADE-OIA, que encontra-se em processo de capacitação a fim de se tornar “Organismo de Inspeção Acreditado” pelo INMETRO para atuar no PBE Edificações.

O LADE-OI é um organismo de inspeção em processo de acreditação na área de eficiência energética em edificações. Possui uma equipe competente para realizar o diagnóstico energético de edifícios segundo o PBE Edifica, contribuindo com a economia de energia e um desenvolvimento mais sustentável. Quando finalizado o processo de acreditação, o LADE-OIA será qualificado pelo INMETRO para emitir a ENCE de Projeto de edifícios comerciais, de serviços e públicos, o que evidencia o atendimento aos requisitos de desempenho energético da edificação.

 

Missão

Atuar no mercado de inspeção e etiquetagem em escopo de edifícios de usos comerciais, de serviços e públicos, em fase de projeto, promovendo eficiência energética e diferencial competitivo, através do Programa Brasileiro de Etiquetagem e da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para Edificações no estado de Mato Grosso do Sul.

 

Visão

Ser referência no Mato Grosso do Sul como um organismo de inspeção acreditado com excelência no serviço de etiquetagem de edificações.

 

Valores

  • Ética e transparência;
  • Confidencialidade de informações;
  • Busca de excelência operacional;
  • Confiabilidade na entrega de resultados;
  • Compromisso com o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

 

Política da Qualidade

A Política da Qualidade do LADE-OIA define-se na seguinte sentença:

Politicadaqualidade
Como forma de garantir o cumprimento da nossa Política de Qualidade, o LADE-OIA utiliza métodos que possibilitam a constante análise da qualidade de nossos serviços.

 

ABNT NBR ISO/IEC 17020

O certificado de acreditação de Organismos de Inspeção é fornecido com base em requisitos estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17020:2012, para um determinado escopo, conforme o tipo de inspeção, critérios de aprovação e tipo de produto inspecionado.

O LADE-OIA encontra-se em processo de acreditação para avaliar a eficiência energética de edifícios a fim de comprovar a conformidade com as prescrições do Regulamento Técnico da Qualidade para Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C) e dos Requisitos de Avaliação da Conformidade do Nível de Eficiência Energética para Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RAC-C).

Esse processo tem como finalidade a emissão de uma Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), atestando o nível de eficiência energética do projeto de edificações destinadas a atividades comerciais, de serviços ou públicos. Os critérios específicos para acreditação de organismos dessa natureza constam na norma de Critérios Específicos para a Acreditação de Organismo de Inspeção (NIT-DIOIS-019).

 

↑ Voltar para o topo