Com isso, a eletricidade gerada a partir da luz do sol ocupou o quinto lugar na matriz elétrica brasileira. Ainda segundo dados da associação, cerca de 14,7 milhões de toneladas de gás carbônico deixaram de ser emitidos com esse sistema.
Geração de energia solar no Brasil bate novo recorde ao atingir 13 gigawatts de potência
A energia elétrica gerada a partir da luz do sol passou a marca de 13 gigawatts de potência no Brasil e atingiu um recorde histórico para o país. Especialistas do mercado atribuem o crescimento aos sistemas de médio e grande porte.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a capacidade de geração de energia solar atingida no Brasil foi suficiente para ultrapassar a potência de termelétricas movidas a combustíveis fosseis.
Os painéis fotovoltaicos são os responsáveis pela geração da energia solar e eles podem ser instalados em telhados, fachadas e terrenos, ou em grandes áreas de usinas centralizadas. No final do ano passado, o Senado aprovou uma lei para incentivar o uso dessa modalidade.
Outro ponto de destaque da energia solar é que ela é uma amiga do bolso do consumidor. Estimativas apontam uma redução de até 90% dos gastos domésticos somente com o uso dessa fonte sustentável em uma residência.
“Energia elétrica competitiva e limpa é fundamental para o País recuperar a sua economia e conseguir crescer. A fonte solar é parte desta solução e um verdadeiro motor de geração de oportunidades e novos empregos”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk.
Fonte:
https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n184624/geracao-energia-solar-brasil-bate-novo-recorde.html