Coordenador do LADE e LADE-OIA recebe Prêmio CAPES de Tese 2017
No dia 7 de dezembro, em Brasília, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) consagrou os melhores trabalhos de doutorado defendidos nos programas de pós-graduação do país por meio do Prêmio CAPES de Tese 2017. Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese é constituído pelo Prêmio CAPES de Tese e o Grande Prêmio CAPES de Tese e é outorgado anualmente em reconhecimento às melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação em cada uma das 49 áreas do conhecimento. Os critérios de premiação deverão considerar: a originalidade do trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Duas teses em cada uma das áreas também poderão ser agraciadas com Menção Honrosa.
O Prêmio consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para comparecerem à cerimônia de premiação, que ocorreu na sede da CAPES, em Brasília, no dia 7 de dezembro de 2017. Para mais informações sobre o Prêmio CAPES de Tese, clique aqui.
Na área de Engenharias I, a tese de Arthur Santos Silva, Coordenador do LADE e LADE-OIA, intitulada “Desenvolvimento de um método para avaliação do desempenho térmico e energético de edificações aplicando análise de incertezas e sensibilidade”, foi premiada como a melhor da área. A tese foi desenvolvida sob a orientação de Enedir Ghisi, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trabalho pode ser acessado pelo link: Tese – Arthur Santos Silva 2016.pdf.